LIÇÃO 12 - A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ

12-09-2011 21:09

TEXTO ÁUREO:

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

(2 Timóteo 3.16,17) 

VERDADE PRÁTICA:

A verdadeira doutrina cristã supre plenamente as necessidades da alma humana.

 

DEFINIÇÕES:

INTEGRIDADE - pureza intacta, estado são, inalterável, honradez.

DOUTRINA CRISTÃ - ensino sistematizado das verdades encontradas na Bíblia Sagrada.


COMENTÁRIO:

 Em 2 Timóteo , Paulo estava se referindo as Escrituras judaicas, que os cristãos chamam de Antigo Testamento, pois o Novo Testamento ainda não estava concluído naquela época. Mas os cristãos crêem que as palavras de Paulo se aplicam também aos 27 livros do Novo testamento que dizem respeito a vida e aos ensinamentos do filho de Deus.

Não sabemos como exatamente Deus “inspirou” os autores bíblicos, mas todos os cristãos que crêem que a Bíblia é a revelação de Deus à humanidade concordam em um ponto firme e sólido: Que Deus conduziu todo o processo por mais de um milênio, do principio ao fim, de Gênesis até Apocalipse.

Como vimos na lição anterior em Gênesis, Deus institui características básicas da Criação do mundo, orientando como deveria funcionar a sua criação e entrega nas mãos do homem o domínio sobre a terra. Daí em diante o homem desenvolveria com base nos ensinamentos social e cultural o que Deus os instruiu. Mas o pecado sobreveio a humanidade e destorceu a conduta designada por Deus.

Deus em sua infinita sabedoria não desistiu do homem (ainda bem!) e providenciou uma maneira de continuar orientando, guiando e instruindo o homem a uma conduta de convívio adequada uns com os outros. E nos deixou a Bíblia Sagrada juntamente com o Espírito Santo para que assim o homem  pudesse corrigir seus atos, tornar-se puro, e que pudéssemos ter assim o caráter de Cristo.

Com o intuito de manter a ordem na sociedade, o Senhor nos concede através de Moisés o conhecimento do Decálogo (dez mandamentos) que é o esboço e a linha mestra da lei de Moisés, com o significado de “mandamento, pronunciamento, princípios”, e foi através dos dez mandamentos que Moisés desenvolveu as leis e preceitos morais de acordo com a cultura da época e da região. E assim Moisés, com a direção de Deus, pode então orientar o povo a como agir, como decidir e principalmente como deveria ser ao chegar a terra prometida que tanto almejavam.

Atualmente não é diferente, existem doutrinas que precisamos seguir para poder manter a ordem em nossas vidas, e para que o meio em que vivemos não nos corrompa. Muitas pessoas ao falar sobre esse assunto se perdem em discussões duradouras e alteradas, porém a uma forma bem simples de ser reconhecida a razão: através da Bíblia Sagrada, que nos ensina a verdadeira integridade da doutrina cristã.

A doutrina tem o intuído de zelar pelo perfil espírito, alma e corpo, ou seja, trata o homem por inteiro. E não apenas em partes isoladas, não somente tratando das necessidades momentâneas do homem, mas sim formando ele a uma conduta de bem estar constante e diário. Formando o homem em caráter integro e levando em si a paz do Senhor Jesus possibilitando o homem a sentir a felicidade, ser bem sucedido e ter uma vida perfeita diante de Deus e dos homens.

A importância da doutrina estabelecida é para poder dirigir o homem, no mundo em que vivemos por diversas vezes nos perguntamos o que é CERTO e o que é ERRADO. E diante desses questionamentos se temos alguém que possa nos guiar e nos mostrar uma direção certa a respeito das nossas condutas sem duvidas seria alguém que foi preparado para liderar e principalmente uma pessoa que tenha o caráter de Cristo e em quem podemos nos assegurar que realmente nos oriente a sã doutrina da Palavra de Deus. E diante da sã doutrina possamos permanecer no que ela nos ensina e buscar ter o caráter de Cristo.

Nos deparamos no mundo atual com um universo de informações que nos assiste a todo tempo, e as heresias cada vez mais distorcem a verdade sobre a Palavra de Deus confundindo o homem. A Palavra de Deus esta disponível a todos, porém aparentemente a sociedade se fecha a esse conhecimento, se limita a aceitar apenas o que lhe é pregado, e o Senhor deixa disponível para nós que devemos examinar as escrituras, mas ainda assim o a humanidade se fecha para o universo de palavras boas e suaves existente na Bíblia. 

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gálatas 1:8     

É intrigante que ainda que um Anjo, um ser celestial nos anunciasse um outro evangelho, ainda assim seria falso e enganoso! Imagine doutrinas estabelecidas pelo homem, um evangelho falso e totalmente contrário ao Evangelho de Cristo!

Então meus queridos irmãos cuidado com o que vocês têm assistido e com o que têm seguido, analisemos as escrituras sagradas e apliquemos em nossas vidas o que vem do nosso Senhor Jesus. Não se contente apenas no que ouve, leia e busque o auxilio do Espírito Santo de Deus. E respeite aqueles que o Senhor designou o serviço de orientar e guiar a sua igreja.

QUE DEUS ABENÇOE!

CARINE LIMA

QUER SABER MAIS ???

FREQUENTE A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL!!

A EBD É UMA BENÇÃO!!

 

 


Crie o seu site grátis Webnode