LIÇÃO 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA
Texto áureo:
"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gêneses 1.28)
Verdade prática:
"Deus nos criou como seres sociais e instrui-nos a produzir uma cultura que reflita os princípios espirituais e morais de sua Palavra."
Conceitos básicos:
Cultura produções sociais e costumes das sociedades humanas. Ou é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”
Influência cultural é um conjunto de práticas, valores e significados que são compartilhados entre grupos sociais e contribuem para formar a cultura de um povo. Permanece através do tempo, possui caráter coletivo.
Comentário:
Nos primórdios da criação de Deus a cultura era diferenciada. Em gêneses 1.26-30:
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi."
Podemos perceber a instituição de Deus em reger o homem ao funcionamento da vida. Em como conduzir o comportamento ao que lhe seria mais adequado. Fez o homem capaz de pensar, criar e comunicar-nos uns com os outros e com Ele próprio.
Em gêneses 3.2-5 percebemos uma interferência na cultura primária:
"E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."
Ali onde habitava apenas uma cultura de bondade, pureza e toda a instituição de Deus para a habitação do homem naquele paraíso que foi feito para que ele pudesse desfrutar da vida, se apresentou uma alteração que nesse contexto se aplica como a maldade que ocasiona a morte como disse Deus a Eva e a Adão. E então ali naquele momento em que se abre os olhos pelo ato de provar de um fruto proibido, traços se perdem, outros se adicionam. E o homem adicionou o pecado em sua vida, a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. A mudança acarreta normalmente em resistência, que nós cristão conhecemos muito bem. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros.
A resistência à mudança representa uma "vantagem", no sentido de que somente modificações passadas por um processo de seleção extremamente criticadas sejam rejeitadas ou adotadas, e é aqui onde o inimigo costuma aplicar seus golpes, utilizando emissoras de televisão, rádios, internet, jornais entre outros meios de comunicação muito bem elaborados que antecedem a chegada de uma nova aceitação cultural como uma forma de preparação da mente humana a se habituar a uma alteração cultural, bem contraditória aos valores do evangelho.
Vemos constantemente em nossas igrejas, a transformação, abandonar os antigos constumes e adotar uma postura diferenciada após o renascimento em Cristo Jesus, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17) as pessoas que antes faziam parte de uma cultura agora se adapta a novos conceitos moldados pela Palavra de Deus através do Espírito Santo que convense o homem do pecado, isso é algo que necessita de um tempo para a adaptação, pois o novo convertido em Cristo é conduzido a estudos nos dicipulados e juntamente com o convivio no novo meio social se adapta a cultura bíblica.
Adentrar em culturas já formadas e estabelecidas para anunciar algo novo não é fácil. Podemos ver esse exemplo em nossos missionários que vão ao campo enfrentar culturas totalmente diversas, levando com eles a responsabilidade de pregar o evangelho em culturas já estabelecidas e de forte comportamento oposto ao evangelho. Mas pela graça alcançada em Deus que nos capacita a sua obra, suavemente se adentra a sociedade que ali se encontra e disolve confiança que aos poucos com muito amor e dedicação vão semeando a Palavra de Deus, nas regiões.
Em meio ao nosso cotidiano, o cristão deve agir conforme a Bíblia nos orienta:
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." (Mateus 5:13)
Temos que ter o carater de Cristo e levar aquilo que Ele nos ensina, através de sua Palavra, e cumprir a sua profecia:
"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24.14)
A Igreja de Cristo deve expandir e salgar o mundo com a Palavra de Deus, ensinando e conduzindo em amor, bondade, e a verdade do Pai Celeste que nos guia através do Espírito Santo e da Sua Palavra a vivermos em uma sociedade melhor.
Que Deus abençoe a todos!
MAS QUEM INFLUÊNCIA MAIS? A IGREJA A SOCIEDADE OU A SOCIEDADE A IGREJA ?????
LEIA MAIS SOBRE O TEMA: https://diaadiadafamilia.blogspot.com/2011/09/licao-11-influencia-cultural-da-igreja.html
QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO?????????
FREQUENTE A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL !!! AS 9:15h, TODOS OS DOMINGO!!!
PORQUE A EBD É UMA BENÇÃO!!!