ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA ORAÇÃO
FÉ - Para orarmos já vimos que precisamos esta em intimidade com Deus. Mas antes da intimidade precisamos conhecer o transporte que nos fará andar, a FÉ. O que é fé?
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hebreus 11:1)
O dicionário priberam me diz que é: Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.
Acreditar em Deus não é apenas dizer que Ele existe, mas acreditar na sua existência e no legado que deixou para nós. É afirmar não por ver, mas por sentir a sua presença em tudo que Ele fez. Uma vez no colegial sentada na mesa do pátio após a aula, um colega tentou então questionar a mim a existência de Deus, queria que eu provasse a ele que Deus existe, e com um ar de deboche propôs a ele que caso eu provasse ele aceitasse ao Senhor como salvador da vida dele. E então falei sobre a criação do mundo, tudo o que Deus criou, e ainda não conformado ele me diz que nada do que falei prova que foi Deus quem fez, então eu apenas perguntei a ele: Rafael, você amava seu pai? E ele prontamente me respondeu que sim, e então pedi que ele me provasse esse amor que ele dizia sentir, ele silenciou juntamente com os outros colegas na mesa, e então eu disse que Deus era onipresente, onipotente e onisciente, e como o amor, Deus é sentido em nossas vidas, e a maior prova que poderia ter é experimentar sentir o agir de Deus em sua vida. Depois de um longo silêncio na mesa, ele reluta dizendo que eu não conseguir provar nada a ele. Alguns meses depois eu estava na igreja em uma reunião de adolescentes quanto uma amiga me disse que tinha um rapaz na porta pedindo pra me chamar, era Rafael, ao chegar perto fui tocar nele, e ele imediatamente pediu em voz brava que eu não tocasse nele, pois ardia. Não entendi muito bem na época, ele não quis entrar, mas voltei ao grupo e oramos pela vida de Rafael. Ele voltou outras vezes, da segunda vez foi ele quem me abraçou forte e pediu para que eu orasse por ele, e convidei a entrar e oramos por Rafael, ele estava envolvido com o satanismo, mas o Senhor Jesus venceu a luta pela vida dele e cantamos hinos de vitória, pois Rafael aceitou a Jesus como seu salvador.
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (Mateus 21.21,22)
A fé é acreditar, mas caso ainda assim não consiga confiar plenamente na sua fé, o Senhor propõe que leve a casa de Deus o dízimo e fazei prova Dele. É nesse momento que vemos muitas pessoas receberem suas bênçãos e fortificar a sua fé.
Mas além da fé precisamos de outro fator de suma importância, porque já acreditamos que o Senhor é Deus, cremos em sua palavra, buscamos viver para a obra do Senhor. Então por que Deus não responde minhas orações, será que Deus não quer me ver feliz?
Mas é claro que o Senhor quer ti ver feliz, quer me ver feliz também. As bem aventuranças estão em suas escrituras, ele enviou o seu filho Jesus Cristo e nos criou para que tivéssemos vida em abundância:
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)
E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. (Deuteronômio 6:24)
Deus quer nos abençoar, quer nos dá vida, saúde, amor e muitas vezes ele nos da tudo isso, nós é que não percebemos as coisas que Ele faz, olhamos apenas para as coisas desagradáveis e damos tanta importância para os problemas que as coisas boas e até mesmo a solução vem e esquecemos que foi providência de Deus. A nossa imaturidade espiritual é tão cega que não percebemos o que acontece por trás dos livramentos. E ainda assim, o nosso Deus permanece fiel.
O Senhor é tão bom e tão justo, demonstra o seu amor por nós a cada instante, que enviou seu único filho para morrer por nós, para que tivéssemos a chance de nos arrependermos dos nossos erros e pecados, e como se não bastasse ainda enviou o Espírito Santo para nos consolar e ainda tem mais, deixou um manual de sobrevivência para que usássemos da forma certa a vida que Ele nos proporcionou aqui na terra, e ainda não acabou Ele permitiu que Jesus fosse o advogado das nossas causas! Que Deus é esse hein? É o meu Deus!
DETERMINAÇÃO – é o efeito de determinar, ordenar. Logo no inicio frisei algo que muitas vezes acontece no nosso dia a dia, comigo também é assim, lemos, ouvimos, mas não damos o significado as palavras e deixamos de ganhar muitas coisas e até mesmo perdemos por não aplicar as palavras certas. A bíblia nos é clara quando diz:
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (Isaías 53:4)
Jesus Cristo veiu aqui na terra, morreu na cruz por nós e ainda levou sobre sí as nossas enfermidades, Ele levou, não disse que se você tiver doente Ele vem novamente busca a sua infermidade não, Ele já levou! e Ele não diz que levou só as dores de cabeça, a palavra ta bem clara, Ele levou nossas enfermidade e nossas dores, ou seja quando orar determine a palavra de Deus em sua vida, porque Cristo já levou sobre Ele e o diabo não tem poder sobre a sua vida, então em ousadia de espirito determine a saida do mal para a sua vida. Fé e determinação como Daniel na cova dos leões:
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. (Daniel 10:12)
O anjo do Senhor veiu porque Daniel humilhou-se perante Deus e porque usou as palavras certas na sua oração, isso é o milagre do Senhor, Ele já nos deu a sua benção precisamos aplicar o nosso coração, humilhar-nos perante Deus e determinar palavras em nossa vida. A sua Palavra é viva e podemos muito quando aprendemos a aplicar a palavra do Senhor em nossas vidas.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4.12)
Deus quer operar em nós e por isso nos deixou as suas promessas e a sua Palavra, para que fosse usada. Em oração devemos então cumprir o que Deus nos determinou.
Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. (I Timóteo 4.5)
PERSISTÊNCIA - Perseverança, constância, firmeza. Uma linda história de persistência foi o encontro de Jacó com o Anjo, Jacó não deixou o anjo subir até que ele lhe desse a sua benção, e assim foi, de tanto ele insistir ele foi abençoado.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. (Gênesis 32.26)
Em uma das paráboras de Jesus, conta que uma viúva não seria atendida se não fosse pela molesta ao injusto Juiz:
E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer. (Lucas 18.1)
Agora que já aprendemos e revisamos sobre fé, determinação, pesistência temos que aprender a usar a Palavra de Deus, temos que nos tornar templo do Espírito Santo, buscar esta na presença do Senhor Jesus, ter o carater de Cristo, buscar o crescimento espiritual e principalmente sermos sinceros e humildes no altar de Deus.