COMO ORAR?
A oração é uma conversa com Deus, uma interação de ambas as partes, falamos com Deus e Ele fala conosco através de sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Muitas pessoas precisam criar o habito de ler a palavra de Deus, muitas pessoas glorificam ao Senhor, concordam ao ouvir uma pregação comovente na igreja, mas muitas poucas buscam a verdade nas escrituras deixada pelo Senhor Jesus. Precisamos pedir sempre sabedoria ao Senhor, e aprender a manusear a Bíblia.
Eu não tinha muita intimidade com a bíblia, conhecia os livros, os versículos mais famosos e sempre admirava uma pregação que narrava os fatos com muito conhecimento.
Lembro-me de um fato interessante, um dia algumas amigas resolveram assistir um filme, e eu sempre gostei de filmes, mas no meio do filme eu desistir de ver, pois não gostava de filmes sinistros, ou de terror, sempre chamei de filmes que não tinham nada a me acrescentar. Esse filme era um desses. Fui para o meu quarto, mas ainda assim o volume do filme me permitia imaginar as cenas dele, e fiquei com um medo incomodativo. Então peguei a bíblia que estava ao lado da minha cama, era uma versão nova, com linguagem dos dias atuais, e fui correndo para o salmo 91 e comecei a ler em voz alta. Após esse momento parecia que o silêncio tinha tomado conta do meu quarto, quando dei por mim já estava envolvida pelo encanto dos capítulos do salmista Davi, já tinha recitado do 1º ao 63º e foi nele que me encontrei, as orações e louvores do livro de salmos me ensinavam o amor maior a Deus, de uma forma tão pura, íntima, romântica e humilde e de extremo valor a Deus.
Nessa minha longa jornada houve um momento que parei de pedir a Deus a cura, comecei apenas a pedir ao Senhor pela minha vida espiritual, não sabia bem ao certo o que isso queria dizer a fundo, mas desejava muito ter intimidade com o Senhor, que a minha vida espiritual me fortalecesse nos dias difíceis e que o Senhor olhasse para mim e ouvisse as minhas orações. Até que um dia um jovem admirável e apaixonado por Deus, me informou sobre um estudo sobre Crescimento Espiritual, e eu tinha começado a ler um livro sobre esse assunto, e comecei a buscar conhecer mais sobre o assunto. E apaixonadamente quando percebi já estava envolvida com a palavra de Deus e descobrindo que o caminho era esse, buscar o que faltava para esse crescimento, buscar alimentar o espírito através da palavra de Deus, através da oração utilizando palavras certas, orações que são ensinadas pelo Espírito Santo de Deus.
Desde pequena tinha em mente que devia sempre começar a orar pedindo desculpas a Deus se fiz algo que tivesse magoado ou entristecido a Deus, pois achava que se Ele tivesse chateado comigo Ele não ouviria minha oração. Já ouvir muitos ensinamentos de como deve ser uma oração, que devemos começar glorificando ao Senhor, exaltando a Deus e depois devíamos agradecer a Ele por tudo, pediria pelas pessoas e por ultimo pediria por mim e que Ele fizesse tudo conforme a vontade Dele. No meu contexto isso me diz que eu estaria errando durante todo esse tempo, mas a oração é algo tão íntimo que na minha cabeça não poderia de forma alguma ser padronizado, já que estamos sempre vivendo em novidade de vida. Mais um dos meus motivos de buscar conhecer mais sobre oração foi a idéia de que era cansativo e chato orar sempre ao Senhor pedindo as mesmas coisas, repetindo todo dia, eu sempre pensei “ o Senhor já sabe que é isso que eu quero, eu pedi ontem isso a Ele”, se tornava cansativo pra mim e eu achava que estava “enchendo o saco” de Deus, imaginava Deus sentado no seu trono com a mão no queixo, olhando pra mim e dizendo “ Você já me pediu isso ontem, e antes de ontem também” e eu não queria chatear a Deus, mas ao mesmo tempo questionava “por que Deus já não entrava com providência em minha vida já que eu pedia tanto?”
Talvez já tenha se perguntado isso também, não é verdade? Então vamos continuar buscando as nossas respostas.
Em Mateus 6. 6-8
“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”
Claramente podemos ter a certeza que as palavras do Senhor Jesus no sermão da montanha não nos deixa ter mais dúvidas de que a oração repetitiva não garante que seremos ouvidos e atendidos por Deus. Ou seja, não adianta ficarmos pedindo sempre a mesma coisa da mesma forma. Jesus nos orienta a orarmos em portas fechadas, em nossos aposentos creio eu que isso demonstra intimidade entre as partes relacionadas, entre eu e Deus, sem precisar mostrar pra ninguém que estamos orando, sem querer nos mostrar ou publicar a nossa vida de oração, e compor uma imagem cristã para que as pessoas depositem sua confiança pela “suposta” vida de busca. Deus já sabe o que vamos pedir em oração, então precisamos apenas saber como pedir. Assim como não devemos nos chegar a um rei, um presidente ou autoridades respeitosas aqui na terra de qualquer maneira, com o Senhor devemos ter respeito, buscar honrá-lo, sermos submissos ao seu querer, nos apresentar diante Dele com a nossa melhor roupa, com o melhor louvor e com tudo que temos a oferecer.